I Fórum Municipal de Agropecuária debate propostas para o setor em Itajubá

08/12/2010

Foi realizado nos dias 3 e 4 de dezembro o I Fórum Municipal de Agropecuária de Itajubá. O evento, promovido pela Câmara Municipal e Prefeitura de Itajubá, aconteceu no Auditório da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, reunindo autoridades e produtores rurais de Itajubá e região.

O Fórum foi aberto pelo Vereador Joel Carlos de Almeida, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Agropecuária da Câmara Municipal de Itajubá, e contou com as presenças dos membros desta comissão, vereadores Antonio Santi e Robson Vaz; do Prefeito Dr. Jorge Mouallem; do Secretário Municipal de Agricultura Emílio Kallás e do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais Dr. Gilman Viana Rodrigues, que falou sobre Tecnologia no agronegócio.

Participaram palestrantes de diversas entidades como Emater, Banco do Brasil, Codema, Prefeitura, Fepi (Medicina Veterinária), EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de MG (Maria da Fé), Secretaria Municipal de Agricultura, IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária, APANFÉ – Associação de Produtores de Agricultura Natural de Maria da Fé e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itajubá.

Foram debatidos vários temas como agricultura familiar, assistência técnica e extensão rural, impactos ambientais, Serviço de Inspeção Municipal – SIM, viabilidade e técnica do plantio de oliveiras na região, cultivo de produtos orgânicos entre outros.

Segundo o Vereador Joel Carlos de Almeida, o fórum foi muito rico em conteúdo e serviu para mostrar que há muito a ser feito no setor de agropecuária no município. “Os temas debatidos foram excelentes, nos deu uma direção do que podemos fazer para os produtores de Itajubá. O próximo passo é ir ao encontro dos produtores nos bairros rurais, levando as propostas e apontando os resultados do fórum”.

Comente! voltar