Projeto de robótica da equipe GTEeN, do Curso G9, é apresentado à comunidade

30/11/2010

Alunos foram à Prefeitura, Câmara e CDL e a duas emissoras de rádio de Itajubá

O trabalho desenvolvido pela GTEeN, que rendeu a classificação da equipe do Curso G9 para a Fase Nacional do Torneio de Robótica, repercute em Itajubá: os alunos apresentaram o projeto à comunidade durante entrevistas nas emissoras Futura FM e Jovem FM. Também atenderam ao convite para explicar o projeto na Prefeitura, Câmara Municipal e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá.

Nas apresentações feitas, os alunos puderam discorrer sobre a pesquisa que realizaram para o Torneio Mineiro de Robótica, que teve a área de Transportes como tema. O trabalho da GTEeN enfatizou a falta de acessibilidade aos portadores de mobilidade reduzida - como idosos, cadeirantes e deficientes visuais e físicos – e à necessidade de melhorias no trânsito da cidade para uma melhor qualidade de vida para todos os itajubenses e visitantes.

Além da pesquisa em Transportes, a equipe teve que cumprir outras três tarefas durante o Torneio de Robótica: o projeto do robô, o cumprimento de missões robóticas em uma arena e o trabalho em equipe.

“A repercussão tem sido muito boa graças à importância do trabalho realizado. Foram encontros muito produtivos, com públicos diferentes, e mostra que nossos alunos estão com um olhar atento aos problemas de nossa cidade”, explica a coordenadora pedagógica do G9, Estela Maria de Oliveira. Ela acompanhou os alunos em todas as atividades.

Apresentações

A primeira apresentação do projeto, em 4 de novembro, foi para o prefeito, Jorge Renó, e ao vice, Laudelino Augusto. Nesse encontro, a GTEeN estava acompanhada pelos alunos da Hard 62. “Deixo meus parabéns pela classificação e meu muito obrigado por levarem o nome de nossa cidade para tantos lugares”, disse o prefeito.

Durante o encontro com a diretoria da CDL, o presidente da entidade, Cleber David, parabenizou a iniciativa do Curso G9 e os alunos participantes pela conquista no Torneio Mineiro de Robótica e pela preocupação social e ambiental que possuem. “Não foi um concurso, mas uma obra de cidadania”, disse.

No encontro da CDL estavam presentes alunos, professores envolvidos no projeto de robótica e os diretores do Curso G9, professores Hilson Háliz Dias Perlingeiro, Giovanni Henrique Faria Floriano e Maria Aparecida Fernandes.

A reunião na CDL, em 17 de novembro, foi pautada pelos problemas relacionados ao trânsito de Itajubá. Este foi o tema da pesquisa que os alunos desenvolveram para o Torneio de Robótica, que elaboraram um projeto para a inclusão dos portadores de necessidades especiais.

A professora Maria Fernandes ressaltou a importância da participação dos alunos na reunião dos lojistas. Segundo ela, é esta união de forças que transforma a cidade naquilo que todos desejam. “Agradecemos o espaço aberto para nossos jovens aqui na CDL”, disse.

O projeto da GTEeN foi apresentado pelos alunos Bruno Fernandes Rocha e Thaís Carneiro, que também fizeram a explanação durante a outra visita realizada, na Câmara Municipal. O encontro com os vereadores aconteceu em 18 de novembro. “Fico emocionado ao ver alunos tão jovens com essa preocupação social”, ressaltou o vereador Robson Vaz.

Os alunos também atenderam aos convites feitos pelas rádios Futura FM e Jovem FM. A entrevista na Futura aconteceu em 22 de novembro e, na Jovem, no dia seguinte. “Foi uma experiência muito legal poder falar para toda a cidade por meio do rádio”, disse Lucas Aoun.

Fase Nacional

A Fase Nacional será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, na cidade de Indaiatuba, em São Paulo. Além da GTEeN, Itajubá será representada ainda pela Hard 62 – formada por alunos das escolas públicas do município.

Outras duas equipes da região – de Pouso Alegre e Cachoeira de Minas – também participarão desta etapa da competição. As classificadas disputarão o mundial, nos Estados Unidos. As quatro equipes têm treinado juntas: já houve encontros no Curso G9 e em Pouso Alegre. A próxima reunião do grupo será neste sábado, 27 de novembro, em Cachoeira de Minas.

O torneio é organizado pela Lego e pela ONG FIRST (For Inspiration and Recongnition of Science and Tecnhology ou Para a Inspiração e o Reconhecimento da Ciência e Tecnologia), uma organização sem fins lucrativos que cria programas inovadores para promover matemática, ciência e tecnologia para crianças e jovens.

Comente! voltar