Comissão de Saúde recebe representantes da APAE em reunião

14/12/2018

Durante a 31ª Reunião da 'Comissão Permanente de Saúde, Assistência e Promoção Social' que aconteceu no dia 12 de dezembro, a CMI recebeu a equipe técnica da Secretaria de Saúde e representantes da APAE Itajubá para tratar do fluxo de atendimento do SERDI no município.

A solicitação da reunião aconteceu por meio do Requerimento Nº 324/2018 que objetivou trazer à discussão na Câmara o serviço realizado na cidade no tocante ao atendimento em saúde das pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autismo.

Na ocasião a CMI recebeu a Diretora Administrativa da APAE Srª Daniela Martins, a Coordenadora de Reabilitação da APAE Srª Luciana Ricotta e os membros da Secretaria Municipal de Saúde: Srª Paula Gonçalves Ribeiro, Srª Priscila Ferreira e Diego Fernando Paiva Vitorino para explanação sobre o atendimento, gestão e administração do programa que é federal e acontece em conjunto com o Poder Executivo municipal.

Com a palavra, os expositores apresentaram o SERDI ( Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual) que é executado pela APAE-Itajubá por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a apresentação, o SERDI integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, contando com 127 Apaes cadastradas. Em Itajubá, o SERDI conta com uma equipe capacitada composta por clínico e/ou pediatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social para um atendimento eficaz e humanizado que se tornou referência na região.

Na oportunidade, os representantes da APAE apresentaram também o PIPA ( Programa de Intervenção Precoce Avançado), de âmbito estadual, para os serviços especializados de reabilitação em deficiência intelectual em crianças de 0 a 24 meses. A APAE visa por meio de muita dedicação, promover a melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania, estimulando, apoiando e defendendo seu desenvolvimento global.

Após explanação, os vereadores Dr. Kener Maia, Ricardo Zambrana e Jorjão da Saúde colocaram a Câmara a disposição da instituição e reconheceram o relevante trabalho oferecido pela APAE em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

Para assistir a reunião na íntegra, clique no link abaixo.

Veja as fotos em: https://www.facebook.com/pg/CamaraMunicipaldeItajuba/photos/?tab=album&album_id=2182867738444155

Acompanhe os trabalhos desta importante comissão. Todas as quartas-feiras, a partir das 14h, no plenário da Câmara.