CMI reinicia os trabalhos legislativos com a primeira sessão ordinária de 2019

16/01/2019

Os vereadores da Câmara Municipal de Itajubá se reuniram na noite desta segunda-feira, 14 de janeiro, para a primeira sessão ordinária do ano de 2019. O público, que lotou as dependências do plenário da Casa Legislativa, puderam acompanhar o ato solene que compôs a nova Mesa Diretora para os trabalhos legislativos do biênio 2019/2020, que está assim disposta:

- Presidente: Sebastião Silvestre da Costa

- 1º Vice-Presidente: Carlos Eduardo Corrêa Molina

- 2º Vice-Presidente: Dr. Kener Maia

- 1º Secretário: Renato Nascimento de Morais

- 2º Secretário: José Maria Silva

A abertura da sessão contou com a participação do Coral da Câmara, conduzida pelo regente Paulinho Fernandes, que interpretou o Hino Nacional e o Hino de Itajubá, além de mais uma canção.

Ainda durante o Ato Solene, Francisca Cristina da Costa, irmã do presidente Sebastião Silvestre, o homenageou em nome de sua família com uma placa parabenizando-o pelo seu quarto mandato como vereador e pela nova etapa como presidente da Casa Legislativa. Sebastião Silvestre agradeceu a homenagem de sua irmã e agradeceu também sua esposa Rosana, por ajudá-lo no dia a dia durante todos estes anos. E também foi grato a Deus. “Agradeço a Deus por mais esta oportunidade, e ao Senhor Deus todo poderoso, peço sabedoria para conduzir com ética, responsabilidade e imparcialidade esta casa Legislativa como Presidente, Senhor Deus a ti Toda Honra Toda a Gloria Louvado Seja Teu Santo Nome, Obrigado Senhor”.

Uso da Tribuna Popular

A Tribuna Popular foi ocupada pelo senhor José Cláudio da Silva Maia, morador do bairro Boa Vista, que falou sobre os problemas de saúde pública em frente à igreja São José Operário. José Cláudio cobrou ação do poder público para a retirada dos moradores de rua do local, vários deles com problemas com álcool e drogas e que causam transtornos e sujeira, para serem encaminhados a locais de acolhimento e tratamento. Os vereadores informaram que atuarão junto ao Poder Executivo para a resolução do problema.

Recomposição das Comissões Permanentes

Sem votação de projetos, os vereadores concentraram as atividades da sessão no debate sobre a recomposição das Comissões Permanentes da Câmara, proposta pela Mesa Diretora por meio do 1º vice-presidente Carlos Molina. Alguns vereadores demonstraram descontentamento com a medida, alegando que o artigo 58 do Regimento Interno – que diz que a composição das Comissões deve ser feita de comum acordo pelos Líderes, assegurando-se, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares – estava sendo descumprido

Por outro lado, o 1º Vice-Presidente, vereador Carlos Molina, alegou que alguns vereadores não responderam ao formulário enviado por email em que cada parlamentar teria a oportunidade de colocar a sua intenção ou preferência para participar das comissões nas diversas funções, desde presidente, relator, membro ou suplente. Segundo Molina, de posse das respostas da maioria dos vereadores foi possível mapear os interesses daqueles que responderam, o que resultou na composição de uma chapa buscando atender tanto quanto possível os interesses individuais dos vereadores.

Após longa discussão, a proposta foi aprovada por nove vereadores, sendo contrários os vereadores Santi, Jorjão da Saúde, Marcelo Krauss, Mônica Chaves e Ricardo Zambrana. O vereador Cleber David se absteve de votar e o vereador Zé Pequeno estava ausente da sessão.

Confira como ficou a nova composição das comissões permanentes da CMI: