Integrantes do 4º Grupo Escoteiro Itajubá visitam Câmara Municipal e Escola do Legislativo

25/01/2019

A Câmara Municipal de Itajubá recebeu na tarde desta quinta-feira, 24 de janeiro, a visita dos integrantes do 4º Grupo Escoteiro de Itajubá. 10 escoteiros, entre 7 e 14 anos, acompanhados de Adilson Severiano de Souza – Chefe Diretor Administrativo do grupo – e Chefe Karen– assistente – e de algumas mães,  tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Itajubá, nas áreas legislativa e administrativa, bem como sua história e a sede da Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo.

Muito atentos e participativos, os alunos puderam acompanhar a apresentação do prédio histórico da CMI e algumas curiosidades por Claiton Cesar, Assessor de Imprensa e Comunicação da Casa.

No plenário da Câmara, sentados nas cadeiras dos vereadores, os escoteiros puderam saber mais sobre os trabalhos legislativos e as funções dos parlamentares. Os vereadores Tenente Melo (SD) e Ricardo Zambrana (PV) participaram e responderam a vários questionamentos feitos pelo grupo, principalmente sobre as diferenças entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A fim de vivenciar ainda mais o papel dos vereadores foi feita uma simulação de uma votação de projeto de lei, onde os escoteiros aprenderam a debater ideias e como funciona o processo legislativo.

Ao final, o grupo visitou a sede da Escola do Legislativo onde tiveram acesso ao Memorial e à Biblioteca da Escola. Lá, conheceram e ficaram admirados com a coleção que compõe o acervo e os livros antigos da Câmara. A Secretária da Escola do Legislativo, Jenyffer Camargo, presenteou o grupo com os quatro volumes do Livro do Memorial da Câmara.

Para o Chefe Adilson, foi uma tarde marcante para os jovens escoteiros. “A experiência foi imensurável, sendo possível resgatar cultura e conhecimento. Por meio de troca de experiências os jovens puderam aprender, entre outras coisas, a diferenciação entre os poderes. Não tem como mensurar a satisfação e o tamanho do aprendizado que os nossos jovens tiveram nessa visita”, afirmou.

Escolas e grupos interessados em agendar visitas devem entrar em contato pelo telefone 3629-6448 ou pelo e-mail escoladolegislativo@itajuba.cam.mr.gov.br.

Clique aqui e veja o álbum de fotos.