Problemas nas estradas rurais e apoio aos produtores locais são temas da reunião da Comissão de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Agropecuária

31/01/2019

Nesta quarta-feira, 30 de janeiro, a Comissão Permanente de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Agropecuária se reuniu pela primeira vez em 2019.

O presidente da comissão, vereador Vladimir Bananeiro (MDB), conduziu a reunião, com a presença do membro vereador Zé Maria Bão (PTB).

Os vereadores abordaram os problemas relativos à manutenção das estradas rurais, especialmente na época de chuvas. “A principal reclamação dos moradores da zona rural é sobre as condições das estradas”, declarou Zé Maria Bão.

Para o parlamentar é importante a volta do trabalho dos conservas das estradas da zona rural, especialmente para evitar transtornos em épocas de chuva. “Eu acho que dá para ajudar a Prefeitura para que as estradas rurais sejam conservadas, para que na época de chuvas elas ofereçam o mínimo de condições para que as pessoas venham para a cidade, seja transportando pacientes produtos agrícolas ou locomoção. Eu me comprometo publicamente para trabalharmos unidos para, caso não haja condições para a volta dos conservas, que tenha mais equipes para que todas as estradas de todos os bairros sejam conservados”.

O vereador Vladimir concordou com o colega. “Desde que foram retirados os conservas da zona rural a qualidade das estradas tem decaído demais. O produtor rural precisa demais das estradas e não aguenta mais consertar carro e caminhão. Mas a gente sabe da dificuldade financeira, tanto da prefeitura, quanto do Estado e do país. Mas a zona rural está cobrando com razão e vem o peso em cima da vereança. Mas posso garantir que o trabalho dessa comissão será feito com afinco e o produtor rural pode se sentir amparado”, afirmou Bananeiro.

Os vereadores marcaram para o dia 20 de fevereiro uma reunião da Comissão com Antonio Alberto Teixeira – Secretário de Obras – e com José Henrique Jacarini – Secretário de Agricultura – para tratar dos problemas das estradas rurais.

Apoio aos produtores rurais

Os vereadores também abordaram os problemas econômicos enfrentados pelos produtores rurais de Itajubá, especialmente na comercialização de seus produtos. Vladimir Bananeiro falou da necessidade de motivar as empresas Itajubá, especialmente do comércio varejista, para que apoiem a comercialização de produtos locais. Segundo ele, Itajubá possui grandes redes de supermercados que privilegiam produtos de outras cidades e regiões para serem revendidos no município, dificultando a vida dos produtores e estagnando a economia local. “As empresas não são obrigadas a revender nossos produtos, mas temos que encontrar uma forma de incentivar estas empresas a apoiar nossa agricultura local, que tem produtos de qualidade”, disse.

Vladimir sugeriu a realização de uma audiência pública para debater o problema com empresários do ramo varejista, proprietários de estabelecimentos comerciais, produtores rurais, Emater, Secretaria de Agricultura e outras associações.

Zé Maria Bão lembrou que com esta situação o município deixa de arrecadar impostos e impede a geração de empregos. “Temos que dar apoio aos microempresários, para que o dinheiro circule em Itajubá”. E acrescentou: “Será muito importante a realização desta audiência pública para ouvirmos todos os lados a fim de buscarmos uma solução que amenize este problema.

Os vereadores marcaram a Audiência Pública entre Poder Público, produtores rurais e comerciantes de Itajubá para o dia 27 de fevereiro no Plenário da Câmara.

(Assista a reunião na íntegra, clicando no vídeo abaixo.)