CMI recebe Superintendência Regional de Saúde em reunião da CPI dos Prontos-Socorros

12/04/2019

Autor: Gustavo Oliveira

Após ouvir representantes do Hospital de Clínicas e da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, a Comissão Parlamentar de Inquérito dos prontos-socorros recebeu durante a sua 6ª reunião os representates da Superintendência Regional de Saúde para prestar esclarecimentos sobre os trabalhos realizados na região.

A CPI é composta pelos vereadores Dr. Kener Maia, Renato Moraes, Cleber David, Vladimir Bananeiro, Ricardo Zambrana, Marcelo Krauss e Wilson do Povo, e reuniu-se no dia 10 de abril para continuar os trabalhos de averiguação do serviço prestado no setor de Pronto-Socorro das instituições de saúde do Município de Itajubá, agora compreendendo os anos de 2015, 2016, 2017 e 2018.

Com a palavra, o Superintendente Regional de Saúde Sr. Regis Kersul apresentou a estrutura de trabalho realizado que conta com a participação de 53 municípios e compreende quase toda o sul do estado, o equivalente a 1 milhão de habitantes. Segundo o mesmo, Itajubá compreende a microregião, que juntamente com 14 municípios vizinhos se reunem mensalmente para tratar de assuntos pertinentes à saúde pública  e atendimento de pronto-socorro, sendo Itajubá a referência no serviço.

Mediante os questionamentos dos vereadores a cerca da superlotação dos prontos-socorros de Itajubá causados pela utilização dos municípios, os representantes regionais explanaram sobre a Atenção Primária à Saúde (APS) como uma estratégia de organização da atenção à saúde voltada para responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde de uma população.

O superintendente reafirmou a necessidade de referência à rede de atenção primária que realiza aproximadamente 90% das demandas do município, quando bem estruturada e em pleno funcionamento. Segundo as estatísticas, 90% dos atendimentos em prontos-socorros poderiam ser evitados e resolvidos dentro da 'atenção primária', não chegando assim, ao atendimento na urgência e emergência.

Quando questionado, foi esclarecido que os municípios alocam recursos financeiros para garantir atendimento de prontos-socorros em Itajubá, conforme a Pactuação Pactuada Integral - PPI. O atendimento acontece no Hospital das Clínicas de Itajubá, que faz parte da rede de urgência e emergência.

Durante a reunião, o relator da comissão Ver. Renato Moraes levantou a necessidade da comissão conhecer as denúncias colhidas pela ouvidoria oficial do Sistema Único de Saúde - SUS, a fim de compor o acerco que está sendo montado para subsidiar os trabalhos da CPI. O documento será solicitado ao gestor de saúde do município.

Acompanhe os trabalhos da CPI dos Prontos-Socorros!

Assista a reunião na íntegra, clicando no vídeo abaixo.

Veja as fotos da sessão aqui.