Vereadores mirins de Itajubá são diplomados e mesa diretora toma posse

15/04/2019

Autor: Gustavo Oliveira

A Câmara Municipal de Itajubá promoveu, na noite de quarta-feira, 10 de abril, a Solenidade de Diplomação e Posse dos Vereadores Mirins e Suplentes da Câmara Municipal de Itajubá, para o ano de 2019. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal Christiane Riera e reuniu vereadores da Câmara, autoridades locais, representantes das instituições de ensino participantes e familiares dos vereadores mirins e suplentes eleitos.

A posse foi conduzida inicialmente pelo Presidente da Câmara Municipal de Itajubá Ver. Sebastião Silvestre da Costa, acompanhado dos vereadores da Mesa Diretora Carlos Eduardo Correa Molina e Renato Nascimento de Moraes. Também compuseram a mesa de condução dos trabalhos o Vice-Prefeito de Itajubá Sr. Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, o Chefe do Cartório Eleitoral - TRE - 134ª Zona Eleitoral de Itajubá Sr. Alex Ricardo Gerotto de Toledo e a Ex-Presidente da primeira Câmara Mirim de Itajubá Drª Thamyrys Roberta Santana. Assumiram lugar de destaque na solenidade os vereadores Cleber David, Mônica Chaves, Ricardo Zambrana, Tenente Melo, Vladimir Bananeiro e Wilson do Povo.

A abertura da sessão contou com a participação do 'Câmara Coral', conduzido pelo regente Paulinho Fernandes, que interpretou o Hino Nacional e o Hino de Itajubá, além de mais uma canção para homenagear os presentes.

Na ocasião, os vereadores mirins e suplentes eleitos foram diplomados, empossados e fizeram a leitura do juramento. Logo após, deu-se início a votação para composição da nova Mesa Diretora da Câmara Mirim de Itajubá, que ficou assim disposta:

- Presidente: Sara Maia da Silva

- 1º Vice-Presidente: Matheus Henrique Moraes Chaves

- 2º Vice-Presidente: Henrique Luz Goulart

- 1ª Secretária: Gabriela Del Guerso Mendes

- 2º Secretário: João Lucas Costa Xavier

Após o resultado das eleições e as respectivas posses, a Mesa Diretora da Câmara Mirim de Itajubá assumiu lugar de destaque e passou a condução do evento. A Vereadora Kathielen de Souza Oliveira realizou um firme discurso de motivação, destacando a importância do protagonismo juvenil e convidando os demais vereadores mirins a fazerem a diferença nos trabalhos que se iniciam.

Dessa forma, passou-se a palavra aos convidados e em nome dos parlamentares, o Presidente do Conselho da Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo Vereador Carlos Molina realizou as considerações finais do evento. Não havendo mais nada a tratar a 1º Secretária da Mesa Diretora da Câmara Mirim de Itajubá Vereadora Gabriela Del Guerso Mendes fez a leitura da ata da sessão que foi assinada por todos. Após a festividade, um coquetel especial foi servido aos presentes.

O projeto Câmara Mirim é desenvolvido pela Câmara Municipal de Itajubá, por meio da Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo e Diretoria Legislativa da Câmara. Tem como objetivo promover a interação entre o Poder Legislativo e as escolas do município, além de exercer a cidadania, desenvolver a consciência política nos estudantes e compreender o trabalho realizado pelo legislativo municipal.

A primeira sessão ordinária acontecerá no dia 26 de abril, no plenário da CMI, a partir das 16h. Participe conosco!

Vejas as fotos da solenidade aqui.

Câmara Mirim de Itajubá - Educação política levada a sério!

CMI - A casa do povo de portas abertas