'Convênio IPSEMG' é tema da 7ª Reunião da Comissão de Educação

15/04/2019

Autor: Gustavo Oliveira

Aconteceu no dia 11 de abril, no plenário da CMI, a 7ª Reunião da 'Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer' que contou com a presença dos vereadores Fabrício Machado, Ricardo Zambrana e Carlos Molina.

A pauta da reunião foi o Requerimento nº 60/2019, de autoria dos vereadores da comissão solicitando um convite à representantes do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG e servidores municipais da educação para tratar de inúmeras deficiências nos serviços prestados pelo órgão.

Para a discussão, a CMI recebeu a Coordenadora Regional do IPSEMG Srª Eliana Maria Dias, a Secretária da Escola Estadual Coronel Silvério Sanches Srª Gilma Maria Souza da Silva, a Professora da Escola Estadual Coronel Silvério Sanches Srª Beatriz Rocha, o Coordenador do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) Sr. Samuel Cavalcante e a representante do Governo Estadual Srª Leanda Machado.

Dando início, o requerente inicial da discussão Ver. Carlos Molina fez um breve resumo da situação que chegou à Câmara e solicitou que os convidados se manifestassem, a fim de encontrar uma possível solução para os problemas enfrentados.

Com a palavra, os prossifionais da educação questionaram sobre a situação econômica do Estado que afeta os serviços de saúde oferecidos pelo IPSEMG. Segundo os mesmos, uma grande dívida do governo de Minas Gerais com o IPSEMG acarretou na paralisação de grande parte do atendimento médico-hospitalar aos beneficiários nos municípios. De acordo com os servidores, ao longo dos anos foram identificadas várias perdas, fazendo-se necessária uma união de forças para que esta situação não traga mais prejuízo para a educação mineira.

Já a representante do IPSEMG realizou uma explanação histórica do instituto e o seu funcionamento que engloba uma rede credenciada de médicos, laboratórios, clínicas de imagem e fisioterapia. Segundo a apresentação, o IPSEMG atende cerca de 24 municípios da microrregião e está presente em 400 municípios do Estado de Minas Gerais.

Durante a discussão, a representante do Governo do Estado de Minas Gerais respondeu aos questionamentos dos convidados. Após ampla discussão, os vereadores da Comissão de Educação se colocaram à disposição dos presentes e encerraram a reunião.

Acompanhe os trabalhos da Comissão de Educação. As reuniões acontecem todas as quintas-feiras, às 15h30, no plenário da Câmara.

Assista a reunião na íntegra, clicando abaixo.

Veja as fotos aqui.