Poder Legislativo lança campanha 'Câmara 100% Livre do Tabaco'

31/05/2019

Autor: Gustavo Oliveira

A Câmara Municipal de Itajubá lançou no ‘Dia Nacional Sem Tabaco’ (31 de maio), a campanha 'Câmara 100% Livre do Tabaco,' objetivando a conscientização dos servidores e visitantes da instituição quanto aos males decorrentes do tabagismo no Município de Itajubá.

A campanha surgiu de uma indicação do Ver. Dr. Kener Maia, tendo em vista a elevada ocorrência de mortes associadas ao tabagismo em escala mundial. Segundo a propositura, a Organização Mundial de Saúde (OMG) identifica o consumo de produtos de tabaco como um fator de risco à vida a ser controlado com alta prioridade. Calcula-se que a persistência no consumo dos produtos de tabaco pode superar 8 milhões de mortes anuais até 2030.

Dessa forma, a iniciativa visa ampliar as ações de promoção à saúde com ênfase no risco associado ao consumo de tabaco e reduzir o risco de doenças provocadas pela exposição à fumaça nas dependências da Câmara Municipal de Itajubá.

Conforme determina a Portaria nº 129/2019, de 29 de maio, que instituiu a campanha, foram afixados nas dependências da Câmara, em locais visíveis, cartazes com os seguintes dizeres: "Câmara 100% Livre do Tabaco". Também foram identificados os gabinetes parlamentares com o logotipo da campanha e todo o material de divulgação foi publicado nas mídias oficiais da CMI.

Câmara 100% Livre do Tabaco - Uma campanha de respeito à saúde!