Parlamento Jovem Itajubá realiza plenária municipal e define propostas para o combate à discriminação étnico-racial

12/06/2019

O Parlamento Jovem de Minas – Itajubá 2019 realizou na última sexta feira, 7 de junho, sua Plenária Municipal. Coordenada pela Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo, a plenária permitiu aos alunos elegerem as propostas referentes ao tema “Discriminação Étnico-Racial”, que serão apresentadas na Plenária Regional do PJ que acontece no dia 13 de agosto em Maria da Fé.

Ao todo foram apresentadas pelos alunos 36 propostas, que nos grupos de trabalho foram reduzidas a 12. Durante a Plenária Municipal as propostas foram lidas pelos coordenadores dos três subtemas trabalhados pelos alunos. Após votação, foram aprovadas duas propostas por subtemas, a seguir:

SUBTEMA I – DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS

1 – Incentivo fiscal para instituições privadas que oferecerem bolsas de estudos para pessoas de renda familiar inferior à 2 salários mínimos, sendo a bolsa de no mínimo 50% de desconto.

2 – Implantar na grade curricular do Ensino Fundamental II a disciplina de “Educação Financeira” em parceria com instituições educacionais municipais, estaduais e federais.

SUBTEMA II – VIOLÊNCIA POR MOTIVO ÉTNICO-RACIAL

1 – Fomentar a capacitação de profissionais, implementando um ensino especializado em suas formações, para qualificar o atendimento às vítimas de violência por motivos étnico-raciais.

2 – Implementar um código de alerta no protocolo de atendimento dos profissionais da saúde, sendo de médicos em casos e violência física e psicólogos em caso de violência verbal, acionando as autoridades competentes quando constatado que o paciente é vítima de violência motivada por discriminação étnico-racial.

SUBTEMA III – DIREITO ÀS IDENTIDADES E À DIVERSIDADE CULTURAL

1 - Criação em parceria com os municípios do Estado de Minas Gerais de políticas de investimento e promoção de convenções culturais e Campanhas Públicas, principalmente sobre as que mais sofrem com discriminações étnico-raciais, e que garantam os direitos de todo indivíduo.

2 - Criação de Centro de Apoio regionais que disponibilizem aos imigrantes, cursos gratuitos, no centro do município, para o estabelecimento no País.

Ao final, os alunos, por meio de votação secreta, escolheram três colegas que representarão o Parlamento Jovem Itajubá na Plenária Regional do Polo Sul de Minas II do PJ, em Maria da Fé, no dia 13 de agosto. Foram eleitos os alunos Gabriel Faria Rosa, Thiago Henrique de Oliveira Campos e Vitor Sassi Bortolotti, todos estudantes do Colégio XIX de Março. Pelo menos um destes três será escolhido para representar Itajubá e o Polo Sul de Minas II na Plenária Estadual do PJ, que acontecerá na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.

TRABALHO E EVOLUÇÃO

Após semanas de encontros, diversas oficinas temáticas, grupos de trabalho, reuniões de preparação e debates sobre o tema “Discriminação Étnico-Racial”, os alunos do Parlamento Jovem de Itajubá finalizaram a primeira etapa do programa. A timidez de início deu lugar à participação e envolvimento dos alunos no projeto, permitindo que o tema proposto fosse vivenciado pelos jovens a fim de buscar soluções e alternativas ao preconceito racial ainda latente na sociedade.

Uma oportunidade onde os alunos do Ensino Médio puderam pôr em prática os conceitos aprendidos durante os meses de preparação, além de exercitarem a dialética, a capacidade de argumentação e o espírito democrático que concerne ao ambiente legislativo.

Para o diretor da Escola do Legislativo, professor Carlos Rodrigo Modena, a evolução dos alunos mostrou a importância do projeto, e que o desafio desta edição comprovou que o trabalho desenvolvido tem cumprido o seu propósito.

"A edição do Parlamento Jovem de Minas 2019, se mostrou um grande desafio para todos nós, tanto para a coordenação, quanto para os jovens participantes. A discriminação étnico-racial está presente em toda a sociedade, porém, ainda de forma velada nas discussões do dia a dia. Avalio positivamente a participação dos nossos alunos nesta primeira etapa e é possível ver o crescimento deles nas discussões realizadas nas oficinas e nas propostas apresentadas e aprovadas na nossa Plenária Municipal. Agradeço de forma especial aos nossos participantes, e às Escolas Estaduais Major João Pereira, Florival Xavier, Coronel Carneiro Junior, Barão do Rio Branco, João XXIII e aos Colégios XIX de Março, Zênite e Empreender pelo apoio na realização deste projeto", finalizou Carlos Rodrigo.

Veja as fotos da Plenária Municipal do PJ aqui.

Veja fotos da preparação da Plenária aqui.