Projeto que institui a 'Semana de Agricultura Familiar' é aprovado em primeiro turno na Câmara

12/06/2019

Autor: Gustavo Oliveira

Foi aprovado em primeiro turno, durante a sessão ordinária da última segunda-feira, 10 de junho, o Projeto de Lei nº 4373/2019 que institui e inclui no Calendário de Eventos e Festas do Município a 'Semana de Agricultura Familiar' a ser celebrada, anualmente, na semana que compreende o dia vinte e quatro de julho, data de publicação da Lei nº 11.326/2006, que “Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais” ”, bem como, no dia 25 de julho comemora o dia do Agricultor Familiar, no âmbito nacional.

De autoria do Ver. Zé Maria Bão, a iniciativa visa valorizar e incentivar os agricultores e produtores rurais que possuem uma importância tão significativa na agricultura do nosso país. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, no Brasil existem aproximadamente 4,3 milhões de agricultores familiares. Sendo que a Agricultura Familiar é a responsável por 70% dos alimentos produzidos no país.

Após discussão, o projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores em primeiro turno e volta para a votação em segundo turno na próxima sessão ordinária da Câmara.

Dando continuidade a reunião, a Srª Márcia Regina Podix Peleteiro, profissional de enfermagem do município, fez uso da 'Tribuna Popular Vereador Celso Mendes Braga' para tratar de Políticas Integrativas e Complementares de Saúde. Com a palavra, a enfermeira apresentou o 'Projeto Planta Viva' que visa gerar o desenvolvimento alternativo terapêutico de forma eficaz e segura, permitindo a imediata aplicação médica. O projeto ainda objetiva integrar as comunidades terapêuticas dos municípios ao uso racional das plantas medicinais, gerando trabalho/renda e diminuindo gastos ao Sistema Único de Saúde (SUS), produzindo fitoterápicos de alta qualidade.

A Tribuna Popular é um espaço disponibilizado pela CMI em suas reuniões ordinárias para que os cidadãos comuns, representantes de entidades, partidos políticos, sindicatos, associações de bairros, entidades estudantis, entre outros, possam utilizar para expor suas ideias, propostas, reclamações e prestações de contas, em contato direto com os vereadores. Tudo de forma simples e sem burocracia!

Dê voz para sua reivindicação! Participe da Tribuna Popular você também!

Assista a reunião na íntegra, clicando no vídeo abaixo.

Veja as fotos desta sessão aqui.

CMI – A casa do povo de portas abertas!