Câmara recebe o grupo I9ação Steam da Escola Estadual Coronel Carneiro Júnior

09/07/2019

Autor: Gustavo Oliveira

A Câmara Municipal de Itajubá recebeu durante a 25ª Sessão Ordinária a professora Gabriela Belini Gontijo, idealizadora e coordenadora do Grupo de Iniciação Científica em Robótica e Programação I9ação Steam. A educadora utilizou o espaço da tribuna popular a fim de apresentar o projeto, que foi criado neste ano e é realizado com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Carneiro Júnior.

Acompanhada por alunos participantes do projeto, o vice-presidente da escola e mães apoiadoras do programa, a professora explanou sobre a importância do desenvolvimento das pesquisas realizadas e da representação do grupo na 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica - FMIC. Os itajubenses irão representar o sul de minas com três projetos de pesquisa desenvolvidos no município e entitulados: 'O Ensino de Conceitos de Física e Matemática Utilizando um Kit de Robótica, 'Uso de Plataforma Educativa Para o Ensino da Lei de Ohm: Caça as Grandezas Físicas' e 'Desenvolvimento de Tecnologias Assistidas Utilizando um sistema de Embarcado'.

Após a apresentação do projeto, os vereadores foram unânimes em manifestar grande consideração e apreço pela inicativa que enche de orgulho nosso município e região. Conheça o Projeto de Iniciação Científica I9ação Steam!

Ainda na reunião, foram aprovados em primeiro turno os seguintes projetos em tramitação na Câmara:

- Projeto de Lei nº 4376 - Institui no Município de Itajubá a Campanha “Março Amarelo”, de conscientização e enfrentamento à Endometriose.

De autoria do Ver. Cleber David, a propositura visa promover a divulgação de ações preventivas, terapêuticas e reabilitadoras relacionadas à endometriose, além de trabalhar a conscientização da população.

A Endometriose é uma doença que acomete 10% das mulheres em idade reprodutiva, com focos mais comumente encontrados nos ovários e órgãos da pelve. Se todos estiverem atentos aos sinais dados pela doença, no início, é possível identificá-la e tratá-la, mais rapidamente tornando o tratamento mais efetivo.

- Projeto de Lei nº 4388 - Autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento - FINISA, junto à Caixa Econômica Federal, de autoria Prefeito Municipal.

O Município pretende financiar obras de qualificação viária (recapeamento de vias públicas e micro drenagem) e drenagem urbana. Segundo a justificativa do projeto, as intervenções de recapeamento consideram vias de diferentes bairros que atendem a grande fluxo de pessoas e veículos e que devem receber, também, ações de microdrenagem e/ou macrodrenagem de forma a garantir o bom fluxo das águas pluviais sem comprometer a segurança da população e respeitando as variáveis ambientais.

Após discussão, o projeto foi aprovado por maioria dos vereadores, sendo que o Ver. Santi se absteve da votação e o Ver. Jorjão da Saúde votou contrário à propositura.

Confira na íntegra a 25ª Sessão Ordinária da CMI clicando no vídeo abaixo.

Não deixe de acompanhar o trabalho do legislativo itajubense!

Veja as fotos aqui.