CMI recebe a Empresa Expresso Valônia em reunião da Comissão Permanente de Obras

30/08/2019

Autor: Gustavo Oliveira

Aconteceu no dia 29 de agosto, no plenário da CMI, a 14ª Reunião da 'Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Política Urbana' para tratar dos serviços prestados pela Empresa Expresso Vâlonia no Município de Itajubá.

A indicação do tema aconteceu através de um requerimento de autoria do Vereador Marcelo Krauss solicitando informações a cerca da fiscalização dos serviços de transporte público coletivo realizados pela empresa. A necessidade surgiu após a renovação do contrato da Prefeitura Municipal de Itajubá com a Expresso Valônia por mais 15 anos.

Para a discussão, a CMI recebeu os seguintes convidados: Diretor do Departamento de Trânsito Sr. Luiz Cláudio Gaudino Braga, a funcionária do DETRANIT Srª Débora Gomes Dias, o gerente da Empresa Expresso Valônia Sr. José Romeu dos Santos, o Secretário Municipal de Defesa Social Sr. Marcos Pereira de Paula e o representante da Associação de Moradores do Bairro Vila Isabel Sr. Adailton José Ribéiro.

Inicialmente, o Secretário de Defesa Social Sr. Marcos Pereira de Paula apresentou os trabalhos da pasta que, após a renovação do contrato com a Valônia, passa a ser unica e exclusivamente responsável pelo acompanhamento, gestão e fiscalização dos serviços prestados.

Segundo o secretário, foi formada uma equipe de fiscalização para vistoria dos veículos da frota, exame dos serviços prestados e policiamento das reclamações dos usuários do transporte público. Também foram criados canais de relacionamento com o cidadão para recebimento de denúncias, reclamações e sugestões.

Dando continuidade à sessão, o diretor de trânsito complementou informando que ficou acordado com a Expresso Valônia que será contratada uma empresa especializada para a criação de um sistema de integração de tarifas, o que garantirá uma maior efetivação do serviço e benefícios aos usuários.

Já o gerente da Valônia disse que a "Empresa está trabalhando para garantir a efetividade do sistema em patamares suportáveis e razoáveis para que população deixe de sofrer e para que a angústia daqueles que esperam pelo transporte público seja menor".

Com a palavra, os vereadores Tenente Melo, Zé Maria Bão, Renato Moraes e Marcelo Krauss puderam contribuir com a discussão, levantando alguns apontamentos sobre o serviço prestado e as necessidades cobradas pela população.

Ao final da reunião, o gerente da Valônia recebeu das maõs do representante da Associação de Moradores do Bairro Vila Isabel um ofício solicitando melhorias no transporte dos bairros Vila Isabel, Bahamas e Vila Betel, no Município de Itajubá.

Acompanhe os trabalhos da Comissão de Obras. As reuniões acontecem todas as quinta-feiras, às 13h, no plenário da Câmara.

Assista a reunião na íntegra, clicando abaixo.

Veja as fotos aqui.