CMI participa das comemorações cívicas do Dia da Independência em Itajubá com desfile dos alunos da Câmara Mirim

09/09/2019

Autor: Gustavo Oliveira e Claiton Cesar

Os alunos do projeto Câmara Mirim 2019, desenvolvido pela Câmara Municipal de Itajubá por meio da Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo, participaram no dia 7 de setembro do desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência, realizado na Avenida dos Ferroviários (Sambódromo).

Com expressiva participação popular, a solenidade teve início com o Hasteamento das Bandeiras no Museu Wenceslau Braz, com a participação do Prefeito de Itajubá Rodrigo Riera, do Presidente da Câmara vereador Sebastião Silvestre e do Comandante do 4º Batalhão de Engenharia e Combate Coronel Clayton Benício de Faria, acompanhado pelo General do Exército Câmara Sena. Também estiveram presentes à cerimônia os vereadores Zé Maria Bão, Carlos Molina, Tenente Melo, Wilson do Povo e Vladimir Bananeiro.

Logo após, a tradicional abertura da parada cívica ficou por conta dos reservistas do 4º Batalhão de Engenharia e Combate, e na sequência a participação órgãos civis e militares, alunos de escolas municipais e estaduais de Itajubá, órgãos da administração municipal, Câmara Mirim e demais entidades.

A participação especial dos 17 vereadores mirins (entre titulares e suplentes) foi de forma ordeira e vibrante. Eles desfilaram perfilados apresentando faixas alusivas aos projetos desenvolvidos pela Escola do Legislativo (Câmara Mirim, Parlamento Jovem e Escola Vai a Câmara). E à frente, liderando a comitiva, alunas com as bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Itajubá. Além dos alunos, participaram do desfile o professor Carlos Rodrigo Modena, Diretor da Escola do Legislativo, Luiz Gonzaga Costa, Diretor Legislativo da CMI, diretores, professores e representantes das escolas participantes do projeto.

O Ato Cívico de 7 de Setembro é uma das comemorações mais importantes do nosso país e relembra os grandes símbolos que perpetuaram nossa história. Um momento de aprendizado e inspiração aos jovens para a conscientização e manutenção do espírito cívico, fundamentais para o exercício da cidadania.

Acompanhe os atos do legislativo Itajubense!

Veja as fotos do desfile aqui.