Comissão recebe membros da Secretaria Municipal de Saúde

07/11/2019

Autor: Maurício

Aconteceu no dia 06 de novembro, no plenário da CMI, a 16ª reunião da ‘Comissão Permanente de Saúde, Assistência e Promoção Social’ para tratar sobre assuntos relacionados a exames laboratoriais e complementares.

Estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde Nilo César do Vale Baracho, a Secretária Adjunta Maria Goretti Ferreira Parada de Oliveira, o médico regulador Dr. Jarbas de Brito, a coordenadora Roseli Ferreira Eduardo e a Diretora do Departamento de Controle e Avaliação da Saúde Paula Gonçalves Ribeiro.

Em sua fala, o Secretário Nilo qualificou sobre a descentralização para marcação de exames e consultas e ressaltou o grande avanço neste sentido, verificando que os serviços mencionados podem ser marcados em todos os postos de saúde facilitando desta forma para a população e dinamizando os procedimentos.

A Diretora Paula explanou sobre a média e alta complexidade de exames laboratoriais e complementares e explicou que desde 2015 o município é qualificado como gestão plena, os recursos que antes eram transferidos do Fundo Nacional de Saúde para o fundo estadual, hoje é depositado direto para o município. Falou também dados da PPI (Programação Pactuada Integrada), apresentou as informações sobre o pacto de saúde de média e alta complexidade realizado pelo município, apresentou metas e discriminou os valores financeiros, permitindo fácil compreensão do funcionamento do sistema.

Os vereadores e membros desta comissão Dr. Kener Maia (presidente), Jorjão da Saúde (relator), Wilson do Povo (membro) e Zé Maria Bão ( 1º suplente),realizaram questionamentos e sugestões para que os trabalhos da Secretaria de Saúde atendam a população de forma efetiva e com qualidade.

Confira na íntegra a reunião no vídeo abaixo.

Veja as fotos aqui.

Continue acompanhando os trabalhos desta comissão. As reuniões acontecem às quartas-feiras, às 13h, no Plenário da CMI.