Câmara Mirim realiza sessão de encerramento de atividades de 2019

05/12/2019

Foi realizada no dia 29 de novembro, sexta-feira, no plenário da CMI, a sessão de encerramento das atividades da Câmara Mirim de Itajubá 2019.

Além dos vereadores mirins, a sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Itajubá, vereador Sebastião Silvestre da Costa, dos vereadores Carlos Molina, Tenente Melo e Renato Moraes, do diretor legislativo Luiz Gonzaga Costa e de familiares, amigos, alunos e professores de outras escolas que lotaram as dependências do plenário.

O diretor legislativo Luiz Gonzaga iniciou os trabalhos fazendo uma breve explanação sobre o trabalho realizado pela Câmara Mirim e a importância para o para o significado que representa na vida dos jovens. Logo após os vereadores mirins assumiram as cadeiras e o trabalho foi conduzido pela presidente da Câmara Mirim Sara Maia da Silva, que convidou o presidente da Câmara vereador Sebastião Silvestre e o presidente do Conselho da Escola do Legislativo vereador Carlos Molina a fazerem parte da Mesa Diretora.

Alguns vereadores mirins se manifestaram na tribuna durante o Grande Expediente, onde a tônica dos discursos foi de agradecimento pelo projeto, pelas amizades construídas e pela aprendizagem recebida dos instrutores, que serviu para mudar parâmetros, trazer amadurecimento, maior compreensão política, aprender a ouvir a opinião dos outros e se colocar no lugar do próximo.

Durante a sessão, o diretor da Escola do Legislativo, Carlos Rodrigo Modena, ofereceu juntamente com os vereadores mirins uma homenagem ao presidente da Câmara, vereador Sebastião Silvestre, pela reativação do projeto Câmara Mirim neste ano de 2019, e à Luiz Gonzaga Costa, diretor legislativo e grande incentivador do projeto desde sua primeira edição em 2006.

O vereador Carlos Molina, em seu discurso, parabenizou e desejou sucesso aos vereadores mirins. Ele destacou a evolução dos jovens, especialmente a desenvoltura nas apresentações dos projetos, demonstrando potencial para no futuro galgarem cargos públicos e atuação cidadã e política em Itajubá.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Silvestre, também parabenizou os jovens pelos oito meses de projeto Câmara Mirim, e lembrou a importância deste trabalho junto aos projetos que os vereadores mirins apresentaram na Câmara Municipal e Prefeitura. O presidente parabenizou pais, escolas e professores pelo estímulo aos jovens durante o projeto.

Já o diretor legislativo Luiz Gonzaga Costa agradeceu a Mesa Diretora da Câmara pelo empenho na volta do projeto Câmara Mirim em 2019, assegurando que este projeto terá continuidade nos próximos anos. Gonzaga destacou a responsabilidade da vereança e sobre como os jovens entenderam a importância da atuação legislativa, primordial para a democracia.

Ao final, a presidente da Câmara Mirim, Sara Maia da Silva, agradeceu a Câmara Municipal por permitir a volta do projeto Câmara Mirim e como foi um privilégio participar junto com os demais colegas. Após a sessão em Plenário, foi realizado o descerramento da placa comemorativa à quarta legislatura da Câmara Mirim, com os nomes de todos os vereadores:

Sara Maia da Silva: presidente

Matheus Henrique Moraes Chaves: 1º vice-presidente