Câmara Municipal e Escola do Legislativo são representadas no 34º Encontro da ABEL e na 23ª Conferência da Unale em Salvador-BA

05/12/2019

A Câmara Municipal de Itajubá, por meio da Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo, esteve representada no 34º Encontro da ABEL (Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas) e na 23ª Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Municipais), realizados simultaneamente em Salvador-BA de 20 a 22 de novembro. Participaram o 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Itajubá e presidente do Conselho da Escola do Legislativo, vereador Carlos Molina (PSDB), e o diretor da Escola do Legislativo, professor Carlos Rodrigo Modena.

Também estiveram presentes representantes de todas as regiões do país em torno de temas essenciais para a Educação Legislativa. Na ocasião, o presidente da ABEL, Florian Madruga, anunciou a tramitação no Congresso Nacional do Projeto de Lei que institui o dia 15 maio como o Dia Nacional da Educação Legislativa, de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS).

A diretora da Escola da Assembleia de Minas Gerais, Ruth Schimitz fez uma retrospectiva do programa Parlamento Jovem, carro-chefe do segmento tanto do Estado de Minas quanto de outras Casas legislativas, e que têm envolvido jovens em atividades para formação política e cidadania.

O Tribunal regional Eleitoral de Rio Grande do Norte, através da Dra. Ligia Limeira, apresentou o projeto "A Família Cidadã e as Eleições - Cidadania de A-Z", uma cartilha que visa sensibilizar os eleitores para os valores que devem nortear a vida em sociedade e a participação nos rumos políticos do país.

Madu Macedo, diretora da escola de Pouso Alegre-MG, e o Coordenador de Publicações do Senado Federal, Aloysio Vieira, lançaram "A Lei Maria da Penha em Quadrinhos", publicação realizada em parceria com a Secretaria de Editoração do Senado.

Um Protocolo de Intenções foi assinado pelo presidente da ABEL e o presidente do Sindicato do Servidores do Legislativo - Sindilegis, Petrus Elesbão, a fim de possibilitar ações conjuntas entre as duas instituições.

Na segunda parte do Encontro, as Escolas inscritas apresentaram os projetos que têm se destacados nas suas regiões. O diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Itajubá, Carlos Rodrigo Modena, apresentou o projeto Câmara Coral, desenvolvido no âmbito do Legislativo Itajubense e com participação de membros da comunidade. O projeto musical foi ovacionado por todos os presentes ao evento, sendo modelo de sucesso e destaque entre outros apresentados durante a conferência.

Com informações da ABEL

Para ver álbum de fotos clique aqui.