Mulheres são homenageadas pela Câmara com a Comenda Vereadora Maria de Lourdes Sanches Coelho

09/03/2020

Autor: Maurício Silva

A Câmara Municipal de Itajubá realizou na última quinta-feira-feira (05), Sessão Solene em Alusão ao Dia Internacional da Mulher quando foram entregues às homenageadas a ‘Comenda Vereadora Maria de Lourdes Sanches Coelho’.

Maria de Lourdes nasceu em Cabo Verde, Minas Gerais, no dia 24 de maio de 1925. Filha de Emília Sanches Coelho e de José Ernesto Coelho foi a primeira mulher a ocupar a função de Vereadora da Câmara Municipal de Itajubá, tendo sido empossada em 31 de janeiro de 1963 para o quatriênio 1963 – 1966. Nos primeiros dias de vereança foi eleita membro da Comissão de Educação e Saúde e nomeada para a Comissão Especial para atualização do Regimento Interno da Câmara Municipal.

Carinhosamente conhecida como Dona Lourdinha, Maria de Lourdes Sanches Coelho atuou ainda como educadora em diversas escolas.

Foi fundadora da Granja Escola Wenceslau Neto; Diretora do Colégio Itajubá e da Escola de Química; e Co-fundadora e secretária da Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas (FACESM).

Faleceu no dia 29 de novembro de 2013.

Sem dúvida, uma das maiores mulheres da história itajubense.

Instituída por meio do Decreto Legislativo 327 de 2014, a Comenda é entregue a mulheres que, pelos seus exemplos de coragem, por sua dedicação e por seus méritos extraordinários, em seu segmento de atuação profissional no Município de Itajubá, sejam merecedoras desta distinção.

A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Cristiane Riera e foi presidida pelo Vereador Sebastião Silvestre da Costa. Também compôs a mesa de condução dos trabalhos o Vice- Prefeito Christian Gonçalves, a Verª Mônica Chaves como única representante feminina da atual legislatura e os vereadores da atual Mesa Diretora. Os demais vereadores ocuparam local de destaque. Cerca de 350 pessoas prestigiaram a sessão solene entre convidados, autoridades locais, familiares e amigos das homenageadas.

Na oportunidade, cada vereador indicou à mesa diretora uma mulher para ser agraciada com a Comenda Vereadora Maria de Lourdes Sanches Coelho. Foram elas:

- Alessandra Torquato Faria - Voluntária na Área de Assistência Social - indicada pelo Vereador Santi;

- Benedita Costa Chiaradia - Do lar - indicada pelo Vereador Fabrício Machado;

- Elizabete Cristina Gonçalves Storino - Professora - indicada pelo Vereador Zé Maria Bão;

- Elza Maria de Barros Lucchesi - Economista - indicada pelo Vereador Jorjão da Saúde;

- Emileni Castellani Carvalho da Silva - Agente Comunitária de Saúde - indicada pelo Vereador Dr. Kener Maia;

- Lucrécia Carvalho Batista da Mota e Camanducaia - Médica Neurologista - indicada pelo Vereador Wilson do Povo;

- Maria do Carmo Silva Ribeiro - Carroceira - indicada pelo Vereador Vladimir Bananeiro;

- Maria Helena Moreira Torres - Do lar - indicada pelo Vereador Joel Carlos de Almeida;

- Meire Esper Kallás - Empresária e Advogada - indicada pelo Vereador Marcelo Krauss ;

- Neide Aparecida Ribeiro Hiene - Psicopedagoga - indicada pelo Vereador Ricardo Zambrana;

- Nilda Maria Bitencourt - Colunista Social - indicada pela Vereadora Mônica Chaves;

- Patrícia Andrade Magalhães - Professora - indicada pelo Vereador Renato Moraes;

- Patrícia de Assis Vasconcellos - Jornalista - indicada pelo Vereador Cleber David;

- Rosângela Raimunda Pereira Faria - Atleta - indicada pelo Vereador Zé Pequeno;

- Rosani Rezende Borges - Professora - indicada pelo Vereador Carlos Molina;

- Vera Lúcia Pereira Rodrigues Alves - Pastora e Conselheira Tutelar - indicada pelo Vereador Sebastião Silvestre.

Temos a certeza de que o nome da Vereadora Maria de Lourdes Sanches Coelho, perpetuado nesta Comenda, certamente contribuirá para que permaneça acesa a lembrança dos feitos desta tão nobre mulher e haverá de permitir a continuidade de ações tão significativas em nossa cidade.

Veja as fotos aqui.

CMI – A Casa do Povo de portas abertas!