Serviço de transporte escolar é tema na reunião da 'Comissão de Obras'

13/03/2020

Autor: Maurício Silva

Nesta quinta-feira (12), no Plenário da CMI, a ‘Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Política Urbana’ se reuniu para tratar sobre o serviço de transporte escolar realizado no município.

Na oportunidade, a comissão recebeu como convidados o Diretor do Departamento de Transito Sr. Luiz Claudio Gaudino Braga, a Servidora da PMI Débora Gomes Dias, o Comandante da Guarda Municipal Sr. Adilson José Souza Silva e os motoristas de transporte escolar Sr. Deivilson Roberto Soares de Oliveira e Sr. Ralf Simões.

O Vereador Renato Moraes presidiu esta reunião que abordou sobre a importância do serviço de transporte escolar sendo mais um fator de mobilidade urbana que contribui na dinâmica do trânsito da cidade, apresentando diversas situações pertinentes as adversidades enfrentadas pelos motoristas de transporte escolar, assim como aos alunos usuários do serviço:

- Mau uso das vagas, por parte de alguns motoristas e motociclistas em áreas de embarque e desembarque em frente das escolas; infrações cometidas; necessidade de aprimorar a sinalização de trânsito no perímetro escolar, visando regulamentar o local e oferecer segurança e conforto aos usuários de transporte.

O Diretor Luiz Cláudio registrou a importância da fiscalização realizada pela Prefeitura, a necessidade de garantir comodidade e segurança para as crianças e como deve ser usada a área de embarque e desembarque nas escolas, apontando que a área não é restritiva aos veículos comuns, desde que se obedeça às normas estabelecidas.

Luiz Cláudio também falou sobre a complexidade do assunto e a necessidade do envolvimento da comunidade escolar no processo, para melhorar os procedimentos e viabilizar melhor fluidez em horários de pico.

O Vereador Fabrício Machado reforçou a necessidade de se estreitar o diálogo com a Secretaria de Educação e demais órgãos no Executivo, visando ajustar e melhorar a segurança.

Os motoristas de van escolar Deivilson e Ralf apontaram diversas escolas no município onde há necessidade de ajustes dos locais de embarque e desembarque, assim como nas sinalizações. Contribuíram com propriedade de quem vivencia diariamente as dificuldades na prestação do serviço de transporte, efetivaram sugestões que irão contribuir para melhor atender aos usuários e comunidade escolar.

O Comandante Adilson relatou como são realizadas as operações que visam fiscalizar e ordenar o trânsito no perímetro escolar, também registrou as parcerias com a Polícia Militar e Polícia Civil o qual viabiliza de forma contundente os trabalhos da Guarda Municipal. Também ressaltou a necessidade de uma campanha ampla buscando conscientizar a população de forma geral da importância do respeito e aplicação das normas trânsito, contribuindo desta forma para uma boa convivência no trânsito.

Finalizando esta sessão, o Vereador Fabrício Machado sugeriu a realização de uma reunião conjunta entre as Comissões de ‘Obras’ e ‘Educação’, onde serão convidados as Secretarias de Educação e Obras, Guarda Municipal e servidores do Departamento de Trânsito para que juntos demandem por soluções concretas para melhorar os procedimentos no serviço do transporte escolar.

Quer saber mais sobre esta sessão? Assista ao vídeo abaixo.

Confira as fotos aqui.

CMI – A Casa do Povo de portas abertas!