Projeto que prevê sessão adaptada de cinema para autista é aprovado na Câmara

12/05/2020

Autor: Maurício Silva

Os Vereadores da Câmara Municipal de Itajubá se reuniram na noite de segunda-feira (11), para a 12ª sessão ordinária. Esta reunião seguiu o novo padrão adotado pela Casa, na versão híbrida (presencial e remota), em virtude das medidas preventivas adotadas no combate ao Coronavírus. Na ocasião, a maioria dos vereadores participaram presencialmente. Porém os Vereadores Cleber David e Zé Pequeno, por fazerem parte do grupo de risco, atuaram por Sistema de Deliberação Remota (SDR- Virtual).

O Projeto de Lei nº 4444 que dispõe sobre a realização de sessão de cinema adaptada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, de autoria do Vereador Ricardo Zambrana, esteve em pauta para votação em segundo turno.

De acordo com o autor, o acesso desses consumidores ao cinema não é uma tarefa fácil. A hiperatividade, a sensibilidade auditiva e visual, a dificuldade de concentração e a necessidade de permanecer sentado por longo tempo torna uma sessão convencional de cinema, para os autistas, um desafio por vezes intransponível.

O Vereador Ricardo Zambrana qualificou que já existe um sistema de adaptação para outros deficientes como brinquedos em parques, rampas e afins e que o referido projeto vem agraciar os autistas. Registrou também que o sistema de sessão de cinema adaptada não irá onerar o empresário, tendo em vista que não serão necessárias grandes mudanças nas operações. Porém, para os autistas e seus familiares é um grande passo no que diz respeito à acessibilidade e lazer.

Ainda em sua fala o Vereador Ricardo Zambrana agradeceu a AGAI (Associação Grupo de Apoio a Inclusão) que apresentou esta demanda e forneceu as informações necessárias para a realização do projeto.

A proposição foi aprovada por unanimidade e seguirá para que o Executivo sancione e, desta forma, vire lei em nosso município.

Saiba mais sobre esta sessão. Assista ao vídeo abaixo na íntegra!

Veja as fotos aqui.

Acompanhe os trabalhos do Legislativo Itajubense através da TV Câmara:

www.itajuba.cam.mg.gov.br/camara/comunicacaocmi

www.facebook.com.br/camaramunicipaldeitajuba

www.youtube.com/tvcamaraitajuba

CMI - A Casa do Povo de portas abertas!